No último texto da nossa News vimos que os relatórios de ESG, também conhecidos como relatórios de sustentabilidade, tornaram-se indispensáveis para as empresas que querem ser reconhecidas como investimentos ESG ou ainda organizações que não estão inseridas no mercado de valores, mas também almejam serem referências no âmbito de governança sustentável. Mas você sabe para que serve esse relatório? Qual é a sua importância dentro do universo ESG? A seguir responderemos estas e outras dúvidas comuns sobre esse tema.
O relatório de sustentabilidade é a principal ferramenta que as organizações utilizam para relatar, de forma voluntária, à sociedade e às partes interessadas seu desempenho e impacto nos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, sejam eles positivos ou negativos. O documento complementa as demonstrações financeiras das empresas e possui como principal objetivo a divulgação dos dados socioambientais de forma transparente.
Importância e Benefícios
Escrever e publicar um relatório de sustentabilidade é um fator-chave na estratégia ESG de uma empresa. Ele melhora a eficácia do sistema de gerenciamento sobre o desempenho dos fatores do tripé sustentável e, o mais importante, desenvolve uma estratégia de gestão voltada para o futuro.
Além das dezenas de benefícios de ser sustentável para o planeta e nossas gerações futuras, os relatórios de sustentabilidade são excelentes também para seu negócio.
► Conheça as principais vantagens de elaborar e manter esse documento:
● Acrescenta praticidade na divulgação de dados, permitindo facilidade na verificação da conformidade com os regulamentos;
● Nutre a confiança e transparência nos relacionamentos com as partes interessadas internas e externas;
● Consolida a eficiência operacional interna;
● Fortalece a comunicação interna e o sentimento de pertencimento, gerando muitas vezes engajamento também entre os funcionários;
● Reforça a reputação e a imagem sustentável da organização;
● Auxilia na tomada de decisão assertiva;
● Direciona na adoção das ações;
● Aumenta a compreensão dos riscos e oportunidades;
● Permite a comparação entre o desempenho tanto internamente, entre departamentos como externo, entre organizações;
● Eleva a vantagem competitiva.
Um relatório de sustentabilidade não é apenas uma compilação de dados. Sua divulgação ajuda a configurar a estratégia de uma organização, tornando mais fácil definir metas, medir desempenho e ainda gerenciar mudanças e iniciativas em direção a um modelo de negócio sustentável.
Você e sua empresa querem aprender mais sobre como fazer relatórios ESG? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Você também vai gostar:ESG: definição e seus pilares
