A liderança ambidestra é uma filosofia de gestão que combina eficiência e criatividade com o objetivo de criar um ambiente profissional em constante inovação. O conceito ainda é recente e une essas duas estratégias para tornar a gestão de projetos e a gestão de equipes mais fácil.

Embora possa parecer uma metodologia simples, a verdade é que a prática pode ser bem complexa. Afinal, um líder ambidestro precisa conseguir equilibrar iniciativas de inovação e de negócios, tarefa que não é nada fácil. A dificuldade está justamente em unir essas duas personalidades: o líder criativo e o estrategista.

Essa nova atmosfera no mercado vem exigindo dos líderes uma postura mais direcionada aos colaboradores, e impondo que novas habilidades sejam desenvolvidas em seus métodos de liderança.

→ Veja algumas das competências exigidas por essa liderança:

1. Mindset Colaborativo: criar um ambiente de confiança, excluindo a perspectiva de competição entre os profissionais;

2. Comunicação Assertiva: capacidade de se expressar de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso;

3. Planejamento: estabelecer prioridades, definir cenários, prazos e a comunicação com as pessoas envolvidas;

4. Gestão: definir quais ferramentas de gestão de projeto, armazenamento de arquivos e canais de comunicação serão utilizados para padronizar o uso pela equipe.

5. Organização: videoconferências que são o ponto de ligação entre os colaboradores, mas precisam estar na agenda, ter pauta e horário para que não sejam improdutivas.

6. Engajamento de equipes: proporcionar reuniões curtas para falar sobre amenidades e trazer o sentimento de pertencimento.

Características de uma liderança ambidestra

A liderança ambidestra valoriza a aprendizagem, o equilíbrio das atividades, o comportamento ambidestro e a comunicação. Confira, a seguir, algumas das características dessa gestão:

● Foca no futuro sem perder de vista o presente;

● Tem flexibilidade para balancear questões operacionais e inovadoras;

● Permite ao líder ser tão inovador, quanto eficiente e operacional;

● Difunde a visão estratégica;

● Apresenta equilíbrio entre crescimento e inovação;

● Oferece gestão equilibrada, capacidade de administrar conflitos, capacidade cognitiva e inteligência emocional.

Essas são apenas algumas das características essenciais de uma gestão ambidestra. Líderes ambidestros devem oferecer condições adequadas para que seus colaboradores tenham uma mentalidade inovadora, mas que, ao mesmo tempo, não deixem de lado sua produtividade operacional.

Você e sua empresa estão preparados para lidar com os diversos tipos de cenários do mercado?

Se você quer desenvolver times de alta performance e adquirir novas habilidades na sua liderança, entre em contato e vamos conversar.

Seja o líder que esperam de você!

Você também pode gostar de ler: Storytelling: a fórmula do sucesso de Hollywood a favor da sua comunicação